É evidente que a pandemia impulsionou a necessidade de acelerar projetos e investimentos em tecnologia, especialmente na saúde, um dos segmentos mais impactados. De acordo com pesquisa realizada pela MIT Technology Review Insights, com mais de 900 profissionais do setor, os médicos estão utilizando a Inteligência Artificial (IA) com o objetivo de melhorar e automatizar análise de dados, aprimorar diagnósticos, otimizar o trabalho nos hospitais e ainda gerenciar fluxos de trabalho. Desta forma, 93% dos entrevistados acreditam que a IA melhorou tanto a velocidade, como a precisão dos dados de análise de pacientes. Mas, qual o impacto real da Inteligência Artificial na saúde? E quais são as principais tecnologias a serem implementadas no setor?
Aplicações da Inteligência Artificial na saúde
A Inteligência Artificial pode ser aplicada em clínicas e operadoras de planos de saúde. Este recurso auxilia as instituições a automatizarem o seu atendimento, oferecendo uma experiência mais ágil e eficiente. No entanto, nem todas as instituições de saúde contam com um chatbot para um atendimento inicial. Geralmente, esta tecnologia é utilizada para ajudar os usuários em suas solicitações como: uma segunda via de boleto e agendamento de exames, por exemplo. Desta forma, quando a Inteligência Artificial é inserida em uma instituição de saúde por meio de um chatbot, é possível viabilizar uma experiência omnichannel, melhorando assim a experiência do paciente.
Entretanto, as aplicações de Inteligência Artificial na saúde, não se limita apenas à implementação de um chatbot. Hoje, podemos observar esta tecnologia aplicada também na robotização de equipamento cirúrgico, automatização para análise de dados, leitura de algoritmos e cruzamento de dados para oferecer um diagnóstico mais preciso ao paciente.
Um exemplo prático é no chamado circuito de tratamento e prevenção (streaming), em que a Inteligência Artificial é utilizada para realizar todo o acompanhamento do processo, que envolve a automação das informações do paciente em Inteligência Artificial para cruzamento de algoritmos. Desta forma, é possível realizar o cruzamento de dados clínicos, de sintomatologias, além do cruzamento de dados analíticos de exames para trazer um suposto diagnóstico.
Benefícios da Inteligência Artificial na saúde
Os benefícios da Inteligência Artificial são inúmeros e destacam-se não apenas no atendimento, mas também no diagnóstico rápido, que proporciona interação medico-paciente. Nesse contexto, a IA acelera a análise desses diagnósticos por conta do cruzamento dos dados.
É importante ressaltar os benefícios propostos pela Inteligência Artificial, é necessário ter cautela para no uso IA para não centralizar o atendimento (robotizado) e deixar de focar no atendimento humanizado. Nós não teremos o humano substituído e sim um profissional que irá utilizar a tecnologia como uma aliada para agregar valor em seu cotidiano e ser detentora dos dados.